segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SAIS MINERAIS

.
São nutrientes para o bom funcionamento do seu organismo. Você precisa ingerir diariamente, alguma porcentagem de Cálcio, Fósforo, Magnesio, Manganês, Potássio, entre outros minerais, numa quantidade suficiente para a constituição do esqueleto e dos dentes. Existem algo em torno de 20 minerais que são essenciais à sua Saúde.

 Boro - É necessário para a assimilação e absorção do Cálcio. É Benéfico na prevenção e tratamento da osteoporose e para preevenir o Cancer e é útil no tratamento da Hipertensão. Onde encontrá-lo ?

Cálcio - Formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos. O cálcio é absorvido pelo intestino em apenas 20 a 30% da totalidade. Importante: o Magnésio, Fósforo, a vitamina D, (que é o sol), proteínas, lactose e a própria acidez do bolo intestinal, são elementos que favorecem em grande parte a absorção do Cálcio. Onde encontrá-lo ?

Calciferol ver Vitamina D - é extremamente importante à nossa saúde, não só no que se diz respeito à absorção e deposição de cálcio no organismo – inclusive prevenindo a osteoporose, raquitismo e osteomalacia. Essa vitamina auxilia a secreção de insulina pelo pâncreas, modula as células de defesa, controla as contrações do músculo cardíaco, inibe nos rins a síntese de renina – enzima esta envolvida na secreção de hormônios que aumentam a pressão, estimula o pâncreas a produzir insulina e, ainda, acredita-se que pode prevenir doenças como Alzeimer e câncer de mama – visto que os pacientes portadores, na maioria dos casos, possuem baixas taxas da vitamina D. Onde encontrá-lo ?

Carotenóides - São pigmentos presentes, nos tecidos fotossintéticos de vegetais e são adquiridos pelo organismo humano através da dieta, principalmente pela ingestão de frutas e legumes. Protegendo as células fotorreceptoras da retina. O beta caroteno altera a produção de radicais. Tem efeito anti-carcinogênico. Onde encontrá-lo ?

Cloro - Juntamente com o Sódio, auxilia a manter o equilibrio hídrico e a pressão osmótica das Células constituintes do suco gástrico e é necessário para manter a acidez normal do estômago; Colabora com o fígado para filtrar produtos tóxicos e é importante para transportar hormônios através do Organismo. Onde encontrá-lo?

Cobre - É essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos. O Cobre é melhor absorvido pelo organismo quando em conjunto com o Ferro, Cobalto e Zinco.  Onde encontrá-lo ?

Cromo - Juntamente com o Vanádio, é um dos principais combustíveis para o Cérebro. Esses minerais são fundamentais para promover a metabolização da glicose nas Células, e das vitaminas B7/B8 – Biotina. Na falta de Cromo e Vanádio, o funcionamento cerebral é muito prejudicado, causando fadiga. Sua deficiência pode causar diabetes, estados depressivos, tonturas, desmaio, Depressão, reações psicóticas, fraqueza no corpo e problemas cardiacos.  Onde encontrá-lo ?

Ferro – É um dos minerais mais importantes do organismo. Transporta Oxigênio para o Sangue, auxilia no combate a Anemia, Fraqueza, Depressão, Desânimo, Cansaço, Palidez, Anorexia, atraso no Crescimento, Gastrites, Obstipação, Disturbios Digestivos. Para melhor sintetizá-lo, é melhor consumí-lo com a Vitamina B12 e Vitamina C, além dos minerais: Cálcio, Cobalto, Fósforo, e Ácido Clorídrico. Onde encontrá-lo ?

Fluor – O flúor possui um papel reconhecido na prevenção de cáries e da Osteoporose. A fluorapatita que estabiliza o componente mineral dos ossos, ajudando na manutenção de dentes com esmaltes mais resistentes. É melhor consumí-lo juntamente com a Vitamina C e e o Cálcio. Onde encontrá-lo ?

Fósforo – Tem numerosas funções críticas no organismo. Algumas delas: O DNA e o RNA. É Precursor da Colina e da Acetilcolina, Neurotransmissores Cerebrais, e é  necessário para a absorção da Niacina (vitamina B3) e da Ribofravina (vitamina B2).  A Falta de Fósforo causa dores ósseas, osteomalácia, pseudofraturas, miopatias, hipoparatiroidismo, resistência à insulina, acidose metabólica, hipocalciúria, delírio, perda de memória, taquicardia. O Seu excesso diminui a absorção de Cálcio. Onde encontrá-lo ?

Iodo –É requerido para síntese de hormônios da tireóide. A deficiência de iodo causa hipotireoidismo, uma doença caracterizada por lentificação do metabolismo, inchaço, falta de energia e ganho de peso devido à falta de hormônios da tireóide. É bom por fazer com que  haja o aumento do Caroteno em Vitamina AOnde encontrá-lo ?

LítioEste mineral estimula o prazer e o amor, faz com que haja aumento da Serotonina e da Dopamina. Reduz as dores no corpo. A ausência do Lítio no organismo causa altíssima depressão. Onde encontrá-lo ?

Magnésio – É essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, incluindo a produção de ATP e a contração muscular. A deficiência de magnésio pode causar uma série de complicações com sintomas, como: cãibra, fadiga, síndrome pré-menstrual, irritabilidade, insônia, perda de memória, entre outros. Para melhor sintetizá-lo é necessário também a absorção de Cálcio, Fósforo, Potássio, Proteína, Vitamina C (ácido Ascórbico), Vitamina D e Vitamina B6 (Piridoxína). Onde encontrá-lo ?

Manganês - Necessário para o metabolismo de Proteínas e Lipídios, para a  saúde dos Nervos e do sistema Imunológico. Está envolvido no processo de controle da Glicose no sangue, metabolismo energético e função da tireóide. É necessário para a absorção das Vitaminas B1, Vitamina K e Vitamina E.  Onde encontrá-lo ?

Molibdênio – É um Sal Mineral essencial para a formação Óssea, para o crescimento e no Metabolismo Humano. É necessário para a absorção do Ferro, do Fósforo.  A carência deste mineral, pode causar problemas de Cancer no Esofago, problemas Bucais, etc....,  Onde encontrá-lo ?

Potássio - O potássio é um elemento importante que constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no organismo. Assim como o cloro e o sódio, está envolvido no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular. Promove, também o crescimento celular, auxiliam os Rins na captura de resíduos tóxicos, junta-se ao Fósforo para levar Oxigênio ao Cérebro e une-se ao Cálcio para regular as transmissões Neuromusculares, é necessário para assegurar o controle do Ferro no organismo. Deve ser consumido junto com o Magnésio e a Vitamina B6 (Piridoxina), para melhor absorção. Sua ausência pode causar: Hipertensão, Taquicardia, Enfarto, Cãibras, obstipação intestinal, dores musculares, eczena na pele.    Onde encontrá-lo ?

Selênio – Previne principalmente contra a oxidação das gorduras, Colesterol, o que no caso do Coração e Cérebro é fundamental.  Combate os Radicais Livres, reduz a incidência do AVC, é Antioxidante Cerebral. Para melhor absorção deve-se consumir também a Vitamina E.   Onde encontrá-lo ?

Silício – Silício Orgânico (Metil silenadriol) é um oligoelemento presente no organismo que tem ação regeneradora e reestruturante da pele e dos cabelos. É necessário para manter as artérias flexíveis. O ácido ortosilícico é a forma hidrossolúvel do silício que se encontra nomeadamente, na água do mar. Estabilizado pela colina. Sua deficiência pode causar aterosclerose, cardiopatia e osteoporoseOnde encontrá-lo ?

Serotonina – Não é um Mineral, mas é uma substância sedativa e calmante. Conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão, síndrome de pânico e transtornos mentais. Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano, de carboidratos e de Sais Minerais. A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro. O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina. . O caminho é o equilíbrio! Onde encontrá-lo ?

Sódio - Juntamente com o Cloro, auxilia a manter o equilibrio hídrico e a pressão osmótica das Células constituintes do suco gástrico e é necessário para manter a acidez normal do estômago. o Sódio, juntamente com o Potássio, são responsáveis pela expansão dos músculos e na transmissão dos impulsos nervosos. Sua ausência pode causar: Cãibras, contrações musculares, anorexia, hipotensão, amnésia, cefaléia, fadiga, depressão, queda de cabelos e perda do olfato.  Onde encontrá-lo?

Vanádio - É um dos principais combustíveis para o Cérebro, junto com o Cromo. Esses minerais são fundamentais para promover a metabolização da glicose, e das vitaminas B7/B8 – Biotina. Na falta de Cromo e Vanádio, o funcionamento cerebral é muito prejudicado, causando fadiga, problemas cardiovasculares, Renais, capacidade reprodutiva e mortalidade infantilOnde encontrá-lo?

Zinco Importantíssimo Antioxidante para os distúrbios Cerebrais. È VITAL para a formação da Serotonina, e para a absorção de todas as vitaminas do Complexo B, principalmente a B6 – Piridoxina. A falta de Zinco causa viroses e alergias em geral, além de Depressão, baixa imunidade, retardo no crescimento, perda do olfato e do paladar. Onde encontrá-lo ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário