domingo, 24 de janeiro de 2010

Vitamina D

Vitamina D – Calciferol

Propriedades
Tem papel importantissimo na manutenção dos níveis séricos de Cálcio e Fósforo no organismo, na mineralização óssea e na manutenção dos ossos nos adultos e crianças.
É sintetizada no organismo em uma escala limitada. É de um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3. A vitamina D3 é produzida pela exposição ao sol, (até as 10:00 hs e após as 16:00 hs), especificamente à radiação ultravioleta B.

Farmacológico
A falta de vitamina D resulta em prejuízo da mineralização óssea e ocasiona doenças nos ossos: raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos,  e possivelmente contribui para a osteoporose. Causa também problemas dentários. 


Fontes
- Exposição ao Sol (até as 10:00 hs e após as 16:00 hs.
- Óleos de fígado de peixe (bacalhau, atum, cação), fígado de vitela, vaca e porco, gema de ovo, manteiga, leite, iogurtes, salmão, atum, raios de sol, ergocalciferol (vitamina D2), encontrado nos vegetais e colecalciferol (vitamina D3), encontrada em tecidos animais, são fontes de atividade de vitamina D pré-formada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário