quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AGRIÃO

PROPRIEDADE  E  UTILIZAÇÃO


Princípios Ativos:

Gliconastusídeo; Vitaminas: A,  B, B2, B6, B9, vitamina C (Ácido Ascóbico - que é um poderoso combatente aos radicais livres, além de ser um alimento com Calorias Negativas, ou seja, ajuda a emagrecer); Vitaminas P e E (Alfa-Tocoferol - o melhor antioxidante que existe), além dos Sais Minerais: Enxofre, Iodo, Ferro, Fósforo e Magnésio;  Enzimas;  Beta Carotenos. Óleo Essencial: sevenol.



Indicações Farmacológicas:

Esta planta é indicada na inapetência; na convalescência; nas afecções respiratórias: faringite, laringite e bronquite; nas afecções genitourinárias:  cistite, ureterites, uretrites, oligúria e urolitíase; na hipertensão arterial e em edemas; no diabete e na anemia; no uso tópico: gengivites e dermatites seborréicas. A Cosmetologia faz uso desta espécie para o tratamento capilar anti-caspa e anti-queda.


É uma planta com calorias negativas:


Esta planta é reputada como antianêmica, antiescorbútica, diurética e remineralizante, em função da presença de vitaminas A, C e os sais minerais presentes na planta. É bastante utilizada como tônico e expectorante, principalmente no tratamento da bronquite crônica. Possui ação diurética e é ligeiramente hipoglicemiante.


Pode tratar a Caspa


Por possuir grande disponibilidade de enxofre é específico para o tratamento anti-caspa, sem produzir efeitos colaterais. Por fricções no couro cabeludo estimula a circulação diminuindo a queda e favorecendo o fortalecimento dos cabelos.

Bom para os Anêmicos:

Por conter mais Ferro do que o espinafre e a couve e outros legumes...

Bom também para:

Distúrbios gastrointestinais, problemas respiratórios e infecções do trato urinário. É depurativo, diurético, estimulante e antitérmico.

Suco de agrião misturado ao mel é eficaz contra a bronquite e Tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário