segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ÁCIDOS

FUNÇÃO DOS ÁCIDOS NO ORGANISMO HUMANO

ÁCIDOS,  são substâncias que em solução aquosa, liberam hidrogênio.   Podem ser gorduras (saturadas e insaturadas),   Vitaminas   e também   substâncias orgânicas   resultante da última reação da glicólise.

Ácido AscórbicoVer Vitamina C

Ácido AspárticoVer Aminoácidos

Ácido BioflavonóidesVer Vitamina P (também faz parte do complexo B)


Ácido Cítrico - Um agente Alcalinizante, Mineralizante e Bactericida. Está contido nas frutas cítricas, como as: Laranja, Limão, Tangerina, Lima, etc....

Ácido Cobalaminaver Vitamina B12
 
Ácido Colina – Acetilcolina – Complexo da Vitamina B – É essencial para os Neurotransmissores e para o Sistema Nervoso Central. Ótimo para o Cérebro, pois ativa a Memória e o aprendizado. Ajuda a baixar o Colesterol. É encontrada em Ovos, Feijões, Grão de Bico, Lentilha, Soja e nas leguminosas.

Ácido Graxo – Também conhecido pelo nome de Gordura Boa – Os ácidos Graxos (Omega3 e Omega6), são fonte de energia para diversos tecidos celulares, além de protegerem o Cérebro , são essenciais para a absorção de outras vitaminas como: A, E e a K. Esses ácidos são encontrados em fontes animais e vegetais, principalmente em Peixes e Frutos do Mar. (Coma muito Peixe).

Ácido GlutâmicoVer Aminoácidos

Ácido Inositol – Vitamina do Complexo B – Junto com a Colina, ajuda na quebra de gorduras e nutre células cerebrais, metaboliza gorduras e colesterol. É importante em alimentar suas pilhas do cérebro. Encontrado em fígado de Boi, grãos integrais, levedo de cerveja, vegetais, feijões, amendoins e uva.
 
Ácido Fólico ou FolatoVer Vitamina B9

Ácido Linoleico – Vitamina F - Vitamina Complexo B. Usado em tratamento de eczemas. É encontrado em óleos Vegetais e sementes de Girassol, e na soja

Ácido Lipóico – Vitamina do Complexo B. Com efeito protetor no Sistema Nervoso Central e Periférico. Ao lado das Vitaminas C e vitamina E, protegem as células nos processos oxídativos.
 É encontrada no Espinafre.



Ácido Paba – Vitamina do Complexo B, Estimula o crescimento dos cabelos, contribui para retardar o aparecimento de rugas. Auxilia na restauração da cor natural do cabelo. Ajuda a manter a pele saudável e macia. Importante na quebra de proteínas. Protege o corpo contra raios solares, e um dos fatores que ajudam na formação do ácido fólico. Encontrado nas carnes, no fígado de boi, nos vegetais de folhas escuras.

Ácido PangânicoVer Vitamina B15

Ácido Pantotênícover Vitamina B5

Ácido Piridoxinaver vitamina B6

Ácido Pirúvico – O Ácido Pirúvico é uma substância orgânica resultante da última reação da glicólise, sendo um intermediário extremamente importante do metabolismo glicídico. Este ácido sem a vitamina B1, transforma-se em ácido láctico, sendo o acúmulo de ácido lático causador das câimbras.. Cuidado!

Ácido RetinolVer Vitamina A

Ácido RiboflavinaVer Vitamina B2

Ácido TiaminaVer Vitamina B1

Nenhum comentário:

Postar um comentário