quarta-feira, 17 de março de 2010

VITAMINA B

VITAMINAS DO COMPLEXO B


Existem uma gama muito grande de Vitaminas do Complexo B.  Algumas já comentamos neste Blog, como as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7/8, B9, B12, B13, B15 e B17,  e outras sem codificação, mas que pertencem ao grupo de Vitaminas do Complexo B.


São elas:

Vitamina B - Àcido Colina 
É uma vitamina do complexo B, que pode ser sintetizada no intestimo, a partir do aminoácido Metionina, assim  como no estômago, a partir da presença de vitamina B12 (ácido Cobalina) e da vitamina B9 (ácido Fólico).  A principal função dessa vitamina é ligar-se ao Inusitol para formar a lecitina a qual queima as gorduras em excesso.
Esta vitamina faz parte da substância chamada Acetilcolina, que é responsável pelas sinapses mentais, ligadas á memória.  Para a sua melhor metabolização é necessário que as vitaminas B6 (Ácido Piridoxina) e vitamina C (àcido Ascórbico), estejam disponíveis  no organismo.

Farmacológico
. Tratamento da demência Senil   .  manutenção das funções hepáticas (fígado)
. essencial para a glanduila Tireóide  .   Trata a Cirrose hepática  .  . nervosismo constante
. úlceras   .    Cálculos Renais

Fontes
Germen de trigo, Arroz integral, Aveia, Leite, Gema de ovo, Carnes, Peixes, Manteiga, Levedo de cerveja, Cogumelos, Cereais, Lentilha, Nozes e Castanhas, Semente de girassol, Couve-flor e Alface.  

Vitamina B - Ácido Graxo
É uma vitamina do complexo B,  que faz parte da Vítamina F, juntamente com os ácidos Linolênico,  Linoleico e Araquidônico.

Farmacológico  
. no fortalecimentos das unhas e cabelos
. no tratamento da pele, (escamas, acne, eczema, ressecamento)
. Combate ao retardo do crescimento e raquitismo
. Combate ao baixo peso
.  problemas circulatórios
. dificuldade no aprendizado
. tratamento da candidíase

Fontes
Azeite de Oliva;  Óleo de peixe, óleo de linhaça, arenque, bacalhau, slamão, óleo de fígado de bacalhau, , semente de girassol, algodão, milho, canola, também encontrado no leite e seus derivados, no abacate, castanhas, ovos....

Vitamina B - Ácido Inositol
É uma vitamina do complexo B,  que possui funções distintas no organismo: a síntese de fosfolípídios, a oxidação do dióxido de Carbono, a formação de glicogênio.

Famacológico
Atua na maturação do esperma e no tecido neural. É parte integrante das membranas extra e intracelulares e desempenha funções bioquimicas e fisiológicas.  È boa para metabolizar o Colesterol e para doenças cardiacas. Auxiliar da aterosclerose, glaucoma, constipação, asmas e diabétes.

Fontes
germen de trigo, levedo cerveja, carnes, peixes, vegetais, cereais integrais, amendoim, repolho, milho, soja, frutas, etc....

Vitamina B - Ácido Paba ou Paraminobenzóico -
É uma vitamina dentro de outra vitamina. Sintetizado pelas bactérias estomacais.  Possui a propriedade de filtrar os raios solares estimulando a síntese do ácido Fólico (Vitamina B9).  Auxilia a estabelecer a Saúde da Pele, dos Cabelos e da Flora intestinal.  Faz um melhor aproveitamento da Vitamina C (àcido Ascórbico) e previne a infertilidade e o sangramento das gengivas.  É um estimulante da Vitamina B12 (ácido Cobalamina), Acido Colina,  ácido Linoléico (Vitamina F).

Farmacológico
Melhora a fadiga, Irritabilidade, cefaléias (dores de Cabeça), depressão, problemas digestivos, envelhecimento da pele, embranquecimento dos cabelos.

Fontes 
Levedo de Cerveja, Rins, Figado de boi, grãos integrais, germen de trigo, soro de leite, espinafre, cogumelos, semente de girassol, cerejas, castanhas, soja, peixes, e polpa branca da frutas cítricas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário