segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AMINOÁCIDOS


Deve-se obte-los através da dietapela ingestão de alimentos ricos em Proteínas. São muito importantes em organismos jovens e em desenvolvimento.   Precursores dos Neurotransmissores.  Encontrados nos Grãos, em produtos de origem animal e nas Algas Chlorela.

Os principais aminoácidos sãoAlanina, Arginina, Aspártico, Cisteína, Cítrico, Fenilalanina, Glicina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lipóico, Lisina, Metionina, Prolina, Serina, Tirosina, Treonina, Triptofano, Valina, etc).


Veja o que cada um pode fazer pelo seu organismo:

Alanina – É um aminoácido neutro, envolvido no metabolismo do triptofano e da vitamina piridoxina Este aminoácido é um dos mais empregados na construção de proteínas.  Miúdos, tripas e vísceras são ricas em alanina.

Arginina – É um aminoácido complexo.  É essencial (que precisa ser obtido através da dieta), durante a juventude. Fontes naturais da arginina são o arroz marrom, castanhas, avelãs, pipocas, uvas passas, e produtos de trigo integral.

Aspártico – É um aminoácidos que desempenha um papel vital no metabolismo durante a construção de outros aminoácidos e bioquímicos no ciclo do ácido cítrico.  Encontrado em Batatas e amendoins

Cisteína Aminoácido codificado pelo DNA. Contribui para a síntese do glutatião, um dos desintoxicantes naturais. (A insulina é um exemplo deste tipo de ligações.) É encontrada no Soro do leite bovino e, no alho, cebola, bróculos, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo. O pescado é rico em cisteína.

Dopamina – É uma substancia que produz energia e disposição.  A sua ausência vai causar Mal de Parkson.

Fenilalanina – É um aminoácido essencial do plasma sanguíneo. O corpo humano necessita da fenilalanina, pois é uma parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. É um componente essencial da nossa dieta diária, sem ela o corpo não consegue funcionar.    Pão, ovos, vísceras, miúdos são ricos em fenilalanina.

Flavonóides - São um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em certas frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes e raízes.     Tem capacidade antioxidante.

Glicina – É essencial na biosíntese dos ácidos nucléicos, assim como dos ácidos biliares, porfirinas, fosfatos de creatina e outros.  A cevada, o arroz integral e a gelatina são ricos em glicina.

Glutâmico - É biossintetizado a partir de um número de aminoácidos, incluindo a ornitina e a arginina. O ácido glutâmico forma o importante aminoácido glutamina.  É o mais freqüente dos 20 aminoácidos na seqüência primária de nossas proteínas. O pão e os cereais são ricos em glutamato.

Glutamina - É um dos vinte aminoácidos geralmente presentes em proteínas animais. Possui um papel importante no metabolismo celular dos animais e é o único aminoácido com a capacidade de atravessar a barreira entre o tecido cerebral. Combinados, a glutamina e o ácido glutâmico são de importância vital na regulação dos índices de amônia do organismo. Apesar de ser sintetizada naturalmente no corpo, a glutamina é popularmente vendida como suplemento nutricional para atletas.


Glutatião Agente antioxidantes sintetizado no fígado. É um desintoxicantes natural. (A insulina é um exemplo deste tipo de ligações.) É encontrado no Soro do leite bovino e, no alho, cebola, bróculos, couve-de-bruxelas, aveia e gérmen de trigo.

Histidina -  É um dos aminoácidos básicos metabolizado bioquimicamente no neurotransmissor histamina e o conjunto de genes que produz enzimas responsáveis pela biossíntese da histidina é controlado pelo operon histidina. A interrupção da biossíntese da histidina em bactérias é a base do famoso “teste Ames”, utilizado para verificar a mutagenibilidade de vários agentes químicos.  A carne, as vísceras e miúdos são ricos em histidina.

Leucina- É um aminoácido hidrofóbico encontrado como elemento estrutural no interior de proteínas e enzimas. São essenciais pelo fato de não serem sintetizados em organismos de mamíferos, precisando ser consumidos na dieta.  O leite e o milho são ricos

Lipóico - O Aminoácido Alfa Lipóico aumenta o fluxo sanguíneo para os nervos e melhora a condução dos impulsos nervosos, sendo indicado no tratamento de problemas neurológicos – como dormências e formigamentos – de qualquer origem, não apenas os decorrentes do diabetes.  Combate os radicais livres, regenera os tecidos lesados. Alguns denominam o Ácido Lipóico de "antioxidante universal" . Além disso o ácido alfa lipóico auxilia nos efeitos de desenvolvimento de massa muscular. Atualmente, este ácido atua sinergicamente incrementando outros antioxidantes fazendo-os ficarem bem mais potentes. O ácido lipoico é o único nutriente que demonstrou grande eficácia na redução da glicose, imitando a insulina. Uma das indicações básicas do ácido alfa lipóico é no tratamento de lesões neurológicas, inclusive a neuropatia diabética, uma complicação tardia do diabete que provoca dor e perda da sensibilidade nos membros. Para os diabéticos insulino-dependentes e não-insulino-dependentes o ácido alfalipóico vem sendo usado por mais de 30 anos na Europa para tratar a neuropatia diabética, pois ajuda a regular açúcar no sangue e previne neuropatia diabética e cardiopatia. O Ácido Lipoico não só protege o sistema nervoso, mas também pode estar envolvido na regeneração dos nervos.

Lisina- A Lisina e a Arginina são as mais longas no conjunto dos vinte aminoácidos. A lisina ajuda no crescimento ósseo, auxiliando a formação de colágeno, além disso, ela é um dos componentes dos ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos. 

Metionina- É um aminoácido importante que auxilia o início da tradução do RNA.  Este aminoácido contém enxofre e também serve de fonte de enxofre para a Cisteína em animais e seres humanos. Neste aspecto, a metionina é considerada um aminoácido essencial.  Os ovos são ricos em metionina.
Polifenóis - São componentes naturais de uma ampla variedade de plantas e são conhecidos com metabólitos secundários Sementes de uva, ameixa, suco de uva, vinho tinto. Combate os radicais livres, auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sanguíneos ...

Prolina- É um dos aminoácidos que influencia fortemente na arquitetura das proteínas. A prolina é sintetizada a partir do ácido glutâmico, antes de sua incorporação em pró-colágeno, durante a tradução do RNA-mensageiro.  Pão, leite, gelatina são ricos em prolina.

Serina -  Pode ser considerada como um derivado hidroxilado da alanina. Possui um papel importante em uma variedade de caminhos biossintéticos, incluído os que envolvem pirimidinas, purinas, creatina e profirinas.   Arroz, ovos, leite são ricos em serina.

Serotonina - É uma substância sedativa e calmante. Conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão, síndrome de pânico e transtornos mentais. Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano e de carboidratos. A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro. O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina. 

O caminho é o equilíbrio! Fontes de Triptofano: leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Fontes de Carboidratos: pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel.

Taurina – Aminoácido que age no cérebro e também auxilia no combate a Hipertensão arterial, visto que combate o estresse. Precisa da Vitaminas B6 para absorvida. É encontrada em geral nas carnes de boi e nos peixes.

Tirosina É um Aminoácido primordial da glândula de tireóide, um apoio dietético para a atividade normal e funcionamento saudável do sistema nervoso. Está relacionado com a produção de Dopamina, Noradrenalina e Adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta do organismo. A Tirosina é derivada da Fenilalanina e é convertida em susbstâncias como a  Epinefrina mais conhecida como Adrenalina, e são nutrientes cerebrais.  Baixos níveis desse aminoacido estão envolvidos na doença Mal de Parkinson.  São encontradas: Pão,  Ovos,  Visceras, Miúdos, todos  são ricos em fenilalanina.Treonina- É um aminoácido que não pode ser produzido pelo organismo e precisa ser consumido na dieta. Este aminoácido desempenha um papel importante, junto com a glicina e a serina, no metabolismo de porfirina.  Os ovos são ricos são ricos em treonina.



Triptofano Aminoácido primordial à saúde, transforme-se em 5-Hidroxitriptofano que é um precursor para o aumento da Serotonina e previne a Depressão e a Síndrome de PânicoÉ o mais raro dos aminoácidos na seqüência primária de nossas proteínas. Os ovos,  o coco, a fruta Noni,  o Leite, Queijos e Vinho tinto,  são ricos em triptofano. (Um copo de  leite morno antes de deitar, ajuda a induzir o sono e um omelete de queijo logo pela manhã, é a maneira preferida de muitas pessoas para começarem bem o dia).

Valina - É um aminoácido alifático primo da leucina e da isoleucina, tanto em estrutura, como em função. Leite e ovos são ricos em valina.

É de carater apenas informátivo,  na dúvida, procure um médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário