domingo, 7 de fevereiro de 2010

CONDIMENTOS E TEMPEROS

Faça como os Indianos:  Use e abuse dos Condimentos que lhes fazem bem a saúde

Manjericão ou Alfavaca:  fresco ou seco, o sabor adocicado é essencial nos pratos italianos, além de assados, carneiro, lagosta, camarão, peixes, e em molho Pesto. (Bom para os Rins e problemas estomacais). Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico.


Louro: proporciona um sabor mais forte a ensopados e pratos com carne, assados, cozidos, molhos e peixesa. Remova as folhas antes de servir.

Cebolinha: (Cheiro verde) É normalmente em tempero de carnes, assados, sopas, aves.

Dill (endro ou aneto): membro da família da salsa, é composto por folhas secas e frágeis. Seu distinto sabor pode ser destaque em qualquer prato (com moderação).

Manjerona: com um sabor próximo ao orégano, a manjerona é normalmente usada em peixes, carnes e aves, além de molhos de tomate.

Hortelã: comercializada tanto fresca como seca, é usada em saladas e também em chás Usado no tempero de cabrito, quibes, carnes e saladas.

Orégano: o forte sabor pode facilmente marcar pratos leves. Perfeito na maioria dos pratos italianos, peixes, carnes e aves. seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino que garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse.

Salsa: (Cheiro verde) - É normalmente em tempero de carnes, assados, sopas, aves. Boa p/ o Coração, Rins, e para o afinamento do sangue.

Alecrim: embora não combine com outras ervas, seu sabor peculiar é uma boa escolha para carnes e aves ou para pratos grelhados. (muito usado no Carneiro). Boa p/ gripe, diabetes, colesterol, frigidez, cataratas, (combate Radicais Livres), melhora a circulação Cerebral,, e é antioxidante.

Sálvia: o sabor da sálvia fresca é mais forte que a sálvia seca, entretanto combina com carnes de animais silvestres, aves e recheios.

Estragão: é muito usado em aves, peixes e saladas, bem como em vários molhos. Estragão seco perde o sabor acentuado da folha fresca.

Tomilho: bastante utilizado para adicionar sabor às saladas, carnes, aves peixes, sopas e molhos cremosos. Também popularmente conhecido como 'timo'.

Pimenta da Jamaica: recebe esse nome porque é semelhante ao sabor da canela, noz-moscada e cravo-da-índia, juntas.

Alcaparra: do tamanho da ervilha, é o broto da flor do arbusto da família da Caparidácea. Ela dá um gosto acentuado a molhos, patês e aperitivos.

Pimenta de Caiena: essa pimenta vermelha precisa ser usada com moderação para não alterar o sabor do prato. Essencial na culinária latino-americana e meridional

Chili em pó: como o curry, ele é uma mistura de especiarias Mexicanas picantes.

Canela: Usada em sobremesas, e bebidas quentes. Indicam que o uso de uma colher de chá diariamente reduz significativamente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Em chás, beneficiam também diabéticos.

Cravo-da-Índia: esta especiaria adocicada é comercializada integralmente e é utilizada em carnes assadas e sobremesa O óleo é constituído, basicamente, por eugenol (70 a 80%), de acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%).

Cominho: é utilizado em vários pratos latino-americanos e meridionais devido ao seu sabor acentuado. Deve ser usado com moderação. Pode-se usar praticamente em tudo.

Curry em pó, ou Masala: é formado pela mistura de várias especiarias como cúrcuma, cardamono, cominho, pimenta, cravo-da índia, canela, noz-moscada e, às vezes, gengibre. O chili esquenta o paladar e o alho seco oferece densidade de sabor. A mistura do curry varia dependendo do uso. (Carnes, assados, peixes, ensopados).

Gengibre: com aspecto retorcido, ele proporciona um aroma e um sabor diferente aos pratos. É muito usado em pratos orientais, assados, aves, peixes. Baixa o colesterol e retarda a formação de plaquetas. Baixa o risco cardiovascular. Contém Lítio, que é muito importante para o corpo e o cérebro.

Noz-moscada: com uma fragrância acentuada e um sabor marcante e ligeiramente adocicado, ela é usada em alimentos assados, doces, sobremesas, carnes, molhos, saladas e gemadas.

Páprica: dá um toque especial sem apimentar muito pratos como salada de batatas e frutos do mar. (Feita à base de Pimentão vermelho).

Açafrão ou Cúrcuma: essa especiaria perfumada é usada, na maioria das vezes, em Aves, peixes, sopas e risotos e camarão. Combate o câncer....”Vale Ouro”.

Cúrcuma: assim como o gengibre, é um ingrediente essencial do curry em pó e já foi conhecida como açafrão da Índia. Deve ser usada com moderação. “Vale Ouro”

Coloral (Urucum) – Um ingrediente bastante utilizado para adicionar sabor às saladas, Vegetais, carnes, aves peixes e sopas.

Erva de Provença – È uma mistura francesa de tomilho, orégano, alecrim e Mangerona. Usada em saladas, Vegetais, carnes, aves peixes e sopas.

Alho – Utilizado praticamente no tempero de todos os tipos de salgados. Cozinha medicinal. É antioxidante e antiaterogênico, baixando o colesterol, e protegendo contra o AVC.

Cebola - Utilizado praticamente no tempero de todos os tipos de salgados.

Coentro - usado em assados de porco, saladas, peixes, e quase todos os pratos Nordestinos, principalmente os Baianos.

Aipo – utilizado praticamente em quase todos os tipos de ensopados: (frango, peixe, carne e na dobradinha).

Endro - utilizado praticamente em assados em geral (Carneiro), e ensopados de galinha, Peixes, Saladas de legumes (pepino e tomate).

Funcho – Todos os tipos de carnes, Coelho, Galinhas, Pato assado, Peixe assado e crustáceos, Peixes, Molhos de carne para massas.

Mostarda – utilizado praticamente em Aves e Bifes e sanduíches em geral

Zimbro - utilizado em carne de porco

Gergilim – O gergelim ou Sésamo, possui Omega3 e é utilizada em pães e em molhos de carne. (combate a barriga, pois queima as gorduras).

Linhaça – ....”Vale Ouro”.Possui Vitaminas B1, B2, C, E, e Beta Caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Proteínas, fibras, Omega3 e 6 e Ácidos Graxos, e é utilizada em pães, no feijão e em sopas, farofas e vitamina Rejuvenescedor.  - Baixa de peso -- Auxilia no combate a anemia -- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...-- Auxiliar no combate à acne. -- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa; -- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose; -- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia. O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes. -- Vitalidade Física -- Sistema Digestivo -- Sistema Nervoso – Doenças Inflamatórias --Retenção de Líquidos -- Sistema Imunológico – Sistema Cardiovascular -- Funcionamento Intestinal -- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa -- Para combater a agressividade e a obesidade -- Condições da Pele e do Cabelos.

Mentrus ou Erva de Santa Maria – Estimula o fígado e o pâncreas. È vermífuga e usada em chás.

Erva Doce – Usada no preparo de Bolos, Chás e Sopas. Boa para o funcionamento dos intestinos e um chá Anti-envelhecimento.

Alho Porró – Alho-Francês, usado em Sopas, Tortas e Saladas. Reduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.

Cardamono – Lembra o Eucalipto. Usado para fazer o Frango Marroquino e Pão de mel, Pudim de Leite. Em geral em doces e salgados e Sorvetes.

Polvilho – Tem o Polvilho Doce (Fécula de Mandioca) e o Polvilho Azedo (modificado). São utilizados para fazer, Bolos, Biscoitos, Bolachas, Pães, Tapioca, Pão de queijo com Polvilho doce.

Fermento – Fermento biológico ou levedura é um microorganismo vivo.Trata-se de um ingrediente imprescindível na panificação, pois é o responsável pelo crescimento da massa de pães e pizzas. O Fermento Químico é o responsável pelo crescimento das massas de bolo.

Alfavaca ou Manjericão: fresco ou seco, o sabor adocicado é essencial nos pratos italianos, além de assados, carneiro, lagosta, camarão, peixes, e chás, e em molho Pesto. (Bom para os Rins e problemas estomacais).

Bicarbonato – Utilizados para fazer Bolos e Pães, a massa fica mais leve. Excelente também para escovar e branquear os dentes e um ótimo anti-ácido estomacal. Também usado na limpeza de pisos, pias de inox, panelas, fogão).

Aveia – Indicada na exaustão nervosa e insônia, É um sedativo que auxilia nos distúrbios de atenção DDA e na hiperatividade.. Contém várias proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, a aveia reúne várias vitaminas, ajudando a fortalecer ossos e dentes. É ao mesmo tempo estimulante e relaxante

Camomila – Indicada no Estresse e na Insônia, É um sedativo que auxilia na redução do ACTH (Hormônios de estresse).

Erva Cidreira – Tem ação sedativa. P/ insônia, É um sedativo que auxilia nos distúrbios de atenção DDA e na hiperatividade..

Passiflora – Maracujá – Poderoso calmante, p/ exaustão nervosa e insônia. É um sedativo que auxilia nos distúrbios de atenção DDA e na hiperatividade..


Nenhum comentário:

Postar um comentário