segunda-feira, 1 de março de 2010

Entenda o HOMEM e a MULHER

     
 
Em situações de risco ou perigo as glândulas adrenais produzem dois hormônios: adrenalina e cortisol. Quando esses hormônios estão em ação, as outras funções orgânicas ficam desabastecidas de energia e começam a sofrer as consequências.


O estresse permanente provoca a produção permanente desses dois hormônios(adrenalina e cortisol). A concentração desses hormônios na corrente sanguínea provoca variações nas taxas de açúcar do sangue, essas variações são sentidas como variações de humor, irritabilidade, ansiedade, impulsividade, raiva, depressão, impaciência, apatia e elevação do peso corporal.

Com grande quantidade de cortisol na corrente sanguínea, o corpo retira melhor a energia de carboidratos e aumenta a produção de insulina. A pessoa sente maior necessidade de beliscar alimentos que contenham açúcar e carboidratos como salgadinhos, bolachas e refrigerantes. Na mesma medida que o corpo processa esses carboidratos para manter suas energias, deixa de processar a digestão de gorduras, processo esse mais elaborado que dá ao corpo vinte vezes mais energia que os carboidratos. As gorduras não processadas se acumulam na forma de obesidade e causam sérios problemas ao corpo, trazem doenças e mau funcionamento do organismo.


A testosterona e a oxitocina são os hormônios da felicidade e sua produção é alterada pelo estresse.


 A testosterona é o hormônio masculino que dá ao  homem força e bem estar. A testosterona é produzida no homem quando há desafios e vitórias. Um homem quando conhece uma mulher tem seus níveis de testosterona aumentados, neste contexto o homem torna-se atencioso com a mulher, quer mostrar o quanto é especial e único.

 A oxitocina é o hormônio feminino ligado ao aconchego, quando uma mulher se interessa por um homem, ou está gravida,  tem seus níveis de oxitocina aumentados, o que provoca mudanças consideráveis em seu corpo como disposição, alegria, maior energia e esse hormônio faz que a mulher volte todas suas atenções para o homem de seu interesse.

A paixão melhora a saúde das pessoas como um todo desde que correspondida. Este aumento de testosterona no homem dura até três anos. Quando a relação fica estável e o nível de desafio em conquistar a mulher cai, o homem procurará outras fontes para a produção de testosterona, como o trabalho, sexo  e os esportes. A mulher a cada aconchego produz oxitocina. O homem a cada aconchego não produz testosterona. O homem que possui essa informação e a usa, vai dar aconchego a sua mulher e produzir testosterona em outras atividades. O relacionamento se mantém feliz porque a mulher continuará a produzir seu hormônio da felicidade e o homem se sentirá valorizado pelo reconhecimento e agradecimento da mulher que ajudará a produzir mais testosterona atrelado a outras formas de produção.

Quando o homem parece menos interessado na mulher do que no início da relação, a produção de oxitocina cai na mulher e ela passa a sentir-se infeliz. Este ciclo mata a maioria das relações homem e mulher.

O estresse faz o nível de testosterona cair nos homens a níveis baixíssimos. A testosterona trás felicidade ao homem, faz dele masculino, competitivo, bem humorado e alegre. Sem testosterona o homem é meio homem, fica apático, sem energia para as coisas que interessam a ele. Toda vez que o homem tem o sentimento de sucesso, seus poros espirram testosterona. Tudo que pode significar vitória agrada um homem. No relacionamento a vitória para o homem é estreitamente ligada a satisfazer a mulher. Quando o homem percebe de sua mulher os sentimentos de gratidão, satisfação, aceitação e confiança, seus níveis de testosterona são mantidos e ele passa a combater o estresse de forma natural.

O homem que dá a sua mulher, APOIO, ATENÇÃO e CARINHO, terá os presentes da mulher: GRATIDÃO, SATISFAÇÃO, ACEITAÇÃO e CONFIANÇA.


A mulher que dá ao homem esses sentimentos: GRATIDÃO, SATISFAÇÃO, ACEITAÇÃO e CONFIANÇA, mantém a motivação do homem durante toda a relação até que a morte os separe e receberá todas as retribuições por isso: Apoio, Atenção, que é a forma mais eficiente de fazer sua mulher sentir-se segura, Carinho, que fará sua mulher soltar oxitocína pelos poros.


Quando o homem é vitorioso nessas quatro coisas ou se tem expectativa de vitória nesses quatro aspectos ele aumenta sua produção de testosterona e volta todas as suas atenções para sua mulher. Relacionamentos que renascem das cinzas, geralmente ocorrem porque a mulher deu esse quatro presentes ao seu homem. Mulher, se o relacionamento não está bom, mas você ainda gosta do seu marido, então: Mostre gratidão, satisfação por estar com ele, mostre aceitação dele ser exatamente como ele é e mostre que confie nele plenamente.

A pior coisa que pode ocorrer num relacionamento é o homem achar que ele não faz a menor diferença, ou o que ele faz não produz a menor diferença. Sua testosterona ficará quase a zero e ele perderá completamente o interesse. Qualquer elemento externo que produza testosterona fora do casamento o trará ao interesse. Mulher, lembre-se sempre disso, a testosterona no homem causa a sensação de felicidade e todo homem gosta de ser feliz.

A testosterona é produzida principalmente quando o homem dorme. É por isso que os homens depois de uma perfeita noite de sono acordam acesos. Durante o sono a testosterona é produzida para ser usada durante todo o dia. No final da tarde e início da noite a testosterona está em um nível baixo. Esta é a pior hora para falar com um homem. O homem usa métodos desconhecidos (dele e principalmente da mulher) para produzir testosterona, quando o nível baixa. A testosterona é produzida na tranquilidade. Tirar um cochilo, chegar em casa e ficar mudando todos os canais de televisão ou chegar em casa dar o beijo de boa noite e desaparecer noutro cômodo da casa são formas do homem aumentar a produção de testosterona. As mulheres julgam isso como preguiça ou falta de carinho, na verdade os homens estão recarregando suas baterias de amor e carinho fazendo isso, estão se enchendo de testosterona.

Homens produzem até trinta vezes mais testosterona que as mulheres e produzem a mesma quantidade de oxitocina que as mulheres. A diferença é que mulheres produzem muito mais estrogênio, um hormônio que potencializa os efeitos da oxitocina. A oxitocina trás a calma, tranquilidade, faz que a mulher fale muito, faz que a mulher queira relacionamentos, contatos e amizades. A oxitocina na corrente sanguínea anula os efeitos do cortisol. Quando a mulher faz uma massagem ou é massageada, quando faz sexo, quando recebe um abraço,  uma carícia ou o homem lhe dá atenção, sua produção de oxitocina é aumentada, assim como a produção de estrogênio.

É a percepção de que está sendo amada que mantém a produção de oxitocina e estrogênio equilibradas nas mulheres. Quando o homem não mostra mais o mesmo interesse, essa produção despenca e a mulher se desequilibra.


A mulher pode produzir oxitocina se dedicando a amigas, ajudando e se importando com pessoas, cuidando de si mesma, espalhando carinho onde passar. As mulheres quando não sentem reciprocidade na relação, passam a dar sob condições. Eu estou dando, mas você nada está fazendo em troca.
A mulher também tem seu nível de oxitocina descendente durante o dia. No final do dia e início da noite é quando a mulher está com seu nível mais baixo de hormônio. É somente sendo ouvida e apoiada, que a mulher eleva seus níveis de oxitocina, e isso ocorre no momento que o homem está menos apto a atender suas necessidades de afeto e aconchego. A verdade é que no cenário moderno tanto a mulher quanto o homem tem menos a dar e maiores necessidades.

Uma vitória no trabalho reduz o estresse no homem, a mesma vitória na mulher não dá o mesmo efeito. A mulher pode dar os quatro presentes ao homem, mas o homem também pode dar quatro presentes a mulher que farão o mesmo efeito na relação que são o apoio, a atenção, o carinho e a aceitação das emoções dela. Repetindo: APOIO e ATENÇÃO.

Quando sua mulher reclamar que você não faz nada por ela ou começar a falar de problemas intermináveis não é que ela não reconheça o que você faz por ela. Ela está na verdade repondo oxitocina. Homens usam caminhos diretos, mulheres usam caminhos oblíquos. Homens são diretos, mulheres são indiretas. Toda a reclamação de uma mulher sobre você é metafórica e hiperbólica. Quando você dá atenção a ela, essas coisas com o tempo mudam.

O homem desfruta do sexo para pensar em carinho, a testosterona provoca isso. As mulheres desfrutam do carinho para pensarem em sexo. Uma bela transa para um homem acaba com qualquer estresse acumulado, ele produz testosterona para transar e depois da transa ainda haverá sobra do hormônio. A mulher precisa ter primeiro a oxitocina para sentir desejo sexual. Esta diferença faz toda a diferença. A mulher sob uma condição estressante não vai querer transar e quando transa não tem oxitocina suficiente para se satisfazer.

O sexo e o orgasmo na mulher produzem oxitocina, mas se os tanques de oxitocina delas não estiveram carregados, não há nada que o homem possa fazer numa transa que levará ela ao prazer, porque a oxitocina produzida na relação sexual não será suficiente para isso. É o homem que liga a mulher. As preliminares são fundamentais para que a mulher se satisfaça porque é nelas que os tanques de oxitocina dela se enchem. O homem estressado quer sexo e não preliminares. Nesta situação é mais sábio o homem ceder porque o ato final do sexo retirará o estresse tanto do homem quanto da mulher, sem preliminares só o homem se satisfaz e essa satisfação será cobrada com juros em algum momento.

Quando um lado muda na relação o outro também tem que mudar, e se não houver essa mudança, o relacionamento será prejudicado.  Quando um lado apenas muda, pode desmorar o outro lado, porque mágoas demoram a cicatrizar.

Do Blog de Marcelo marinho, baseado nos livros de  John Gray.

http://blogs.abril.com.br/painelautoajuda

John Gray, Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus – Um Guia Prático Para Melhorar A Comunicação E Conseguir O Que Você Quer Nos Relacionamentos, Rocco.

John Gray, Por Que Marte e Vênus Colidem – Como Homens E Mulheres Podem Driblar O Estresse, Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário