sexta-feira, 26 de março de 2010

DIABETES


Diabetes  é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. Essa glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas se for fabricada em excesso pelo organismo, faz com que o Pâncreas tenha que trabalhar mais para fabricar insulina, podendo trazer muitas complicações à saúde.  

Porque ocorre o Diabetes?
Podem ser por hereditariedade ou pela má Alimentação e hábitos não saudáveis, como uso de drogas, fumo, alcoolismo, etc.....

O Diabetes do Tipo 1, ocorre poque o  Pâncreas não produz insulina suficiente, e, com a falta de insulina, a glicose não entra nas células, permanecendo na circulação sanguínea em grandes quantidades.

O Diabetes do Tipo 2, ocorre devido ao mau funcionamento dos receptores das células responsáveis pelo transporte da glicose para dentro da célula. Neste caso, o Pâncreas produz a insulina normalmente,  mas como os receptores  não estão funcionando direito, a insulina não consegue  fazer  a entrada de glicose necessária  dentro das células,  permanecendo na circulação sanguínea em grandes quantidades.

Consequências

Tontura, Cegueira, Emagrecimento rápido, Fraqueza, Infarto do coração, Derrame cerebral, Insuficiência renal,  lesões de difícil cicatrização, dores nas pernas e musculares, dentre outras, podendo ocasionar a morte se não for tratada adequadamente.  Não existe cura para o Diabetes,  mas o individuo pode viver 100 anos se tomar os devidos cuidados, fazendo uma alimentação saudável e tomando as medicações recomendadas pelos médicos.

Alimentação resolve? 

- Procure comer de cinco a seis vezes por dia, em pequenas quantidades.
- Inclua alimentos com fibras nos seus pratos, como legumes, verduras, frutas e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e soja).
- Evite comer alimentos ricos em gordura saturada, trans e colesterol.
- Dose bem as carnes gordurosas, os embutidos e defumados.
- Prepare os alimentos com óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola, azeite de oliva e margarina), margarina e temperos naturais (cebola, alho, ervas aromáticas, salsinha).
- Use menos sal na comida.
- Coma menos alimentos com carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca, mandioquinha, pães e bolachas), incluindo apenas um tipo por refeição.
- Prefira os integrais, que são absorvidos lentamente e evitam o aumento brusco do açúcar no sangue.
- Prefira adoçante e doces dietéticos (menos aqueles à base de sacarina e ciclamato, que têm muito sódio).
- Evite bebidas alcoólicas.
- Beba água, chás, refrescos e suco de fruta diluído ou diet.
- Faça exercícios todos os dias.

Para que os níveis de glicose voltem ao padrão, é necessário uma dieta alimentar. Existem alimentos que são bons para mante-la em níveis normais, pois contém Vitaminas  B2, B3, B6, B12, Vitamina C, D, E, F, H, Paba, Inositol, e os Minerais Bóro, Cálcio, Cobre, Fósforo, Cloro, Ferro, Maganês, Potássio, Silício, Sódio, Zinco, além do Sol que faz a sintetização da Vitamina D. 

Bons Alimentos:

Animais: Mel, Carnes magras de Boi, Fígado de Boi (excelente para a saúde), Frango, Porco e Aves em geral. Peixes (sardinha, atum, salmão e outros), Frutos do Mar (Ostras, Camarões, Lula, Polvo, Mariscos, Siri, Lagosta, etc.....), Ovos, Carangueijos, Levedura de Cerveja.


Vegetais leguminosos: Fibras, Água Mineral, Acelga, Aipo, Agrião, Alcachofra, Alecrim, Alface, Alfafa, Gengibre, Alho, Cebola, Abobrinha, Azeitona, Açafrão (verdadeiro), Berinjela, Beterraba, Rabanete, Brócolis, Couve-flor, Espinafre, Tomate bem madura, Manjerona, Batata Doce, Folhas verdes, Camomila, Couve, Repolho.



Vegetais em Grãos: Aveia, Trigo sarraceno, Canela em pó, Cevada, Amendoim, Milho, Levedo de cerveja, Grão de Bico, Soja, Lentilha, Semente de girassol, Germem de trigo, Nozes e Castanhas, Arroz intgegral, Linhaça, Feijões, Urucum, Curry, Feijão Branco. Dêw preferência aos produtos INTEGRAIS, são mais saudáveis.


Frutas: Carambola, Kiwi, Guaraná, Banana, Açaí, Lichia, Laranja, Limão, Maçã, Morango, Abacaxi, Abricó, Maracuja, Melancia, Manga, Limão, Pêra, Tangerina, Acerola, Tamarilho, Cereja, Jaboticaba com casca, Laranja com a polpa branca, Uva, todas em geral.......) ,






Laticínios: em geral, principalmente Iogurtes, Queijo, Leite e Manteiga, de preferência sem gorduras.



Oleaginosas - Óleo de Fígado de Bacalhau, Óleo de girassol, Milho, Soja e principalmente o Azeite de Oliva extra virgem a frio.

CHÁS - de Sabugueiro, de Folhas de Abacateiro, Folhas de Pata de Vaca,  Carambola (Furto e Folhas), Folhas de Mangueira, Beterraba e folhas de Beterraba, Chá de Tiririca, Cambuí e Erva de São João e chás verdes, pretos, e chás de Pata de Vaca e de Picão.

Importantes: Os Chás, Canela, (comer 1 colher ao dia), Carambola, Açafrão verdadeiro, Bata Doce, Castanhas e Nozes, Linhaça, Fígado de Boi, Frutos do mar, Aveia, Gengibre, Gergelim, Germen de Trigo, Espinafre, Peixes, Levedura de cerveja e a Alga Chlorela. Soja e Vinho Tinto Seco. Frutas com alto teor de Vitamina C, e tomar Sol,  entre 06:00 e 10:00 hs e 16:00 e 19:00 hs, pois o Sol Sintetisa a Vitamina D.

Todos os Alimentos devem ser consumidos sem exageros. Como devagar, mastigue muito bem. Como com prazer, sinta o sabor da refeição.


Não se esqueça que o acompanhamento Médico é importantíssimo.

Um comentário:

  1. Parabéns , estou gostando muito do seu blog,realmente somos o que comemos e se a nossa alimentação for saudavel vamos ter uma qualidade de vida melhor .
    Felicidades para vc.
    Lenita

    ResponderExcluir