terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PRESSÃO ALTA ou HIPERTENSÃO ARTERIAL


É aquela igual ou superior a 130/90 mmHg,  ou 13 por 9.   A Hipertensão Arterial Sistêmica  ocorre quando o sangue está sendo distribuído ao corpo pelo coração, sob uma pressão mais alta que o normal.

Sempre que se mede a pressão,  encontra-se dois valores:  Ex. 120 por 80, ou 12 por 8.  Isso significa que quando o coração se contrai, a pressão nas artérias está em 120 milímetros de mercúrio, e quando ele relaxa, a pressão fica em 80 milímetros de mercúrio.

Porque ocorre a Pressão Alta? 

Pode ser por hereditariedade ou devido a alimentação.  Outros fatores importantes também são: a obesidade, o consumo excessivo de álcool e tabagismo, estresse e alimentação com muito sódio, ou com NAcL (muito Sal). 

Consequências

A pressão alta aumenta a chance de infarto do coração, derrame cerebral e perda de visão por acometimento da retina.

Alimentação resolve? 

Os fatores são muitos, e, a alimentação é uma delas. Mas existem alimentos que são bons para manter a Pressão Aterial em níveis normais.

Bons Alimentos:

Abobrinha, Açafrão verdadeiro (vale ouro, não só no preço, mas para a saúde também), Acelga, Açai (Maná Amazônico), Aipo, Alho, Alho Poró, Alecrim, Alface, Alfafa, Aveia, Azeite de oliva, Brócolis, Camomila, Canela (Uma colher de café diariamente), Cebola, Ervilha, Fubá, Gengibre, Gergelim, Ginseng,  Jaboticaba com casca, Limão, Linhaça, Noni, Tamarilho e Urucum, Frutas e legumes em geral.  

Não se esqueça que o acompanhamento Médico é importantíssimo. Faça sempre exames para medir sua Pressão Arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário