sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ARROZ

Propriedades  e  Utilidades  


Três tipos de Arroz:   Integral     Parboilizado               Branco polido.

O Arroz possui as Vitaminas:   A, B, B1, B2 e Vitamina C (Ácido Ascóbico -  que é um poderoso combatente aos radicais livres, além de ser um alimento com Calorias Negativas, ou seja, ajuda a emagrecer).  Além de possuir os Sais Minerais:  Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio e Triptofano


Arroz Integral
Consiste em grãos intactos, privados apenas de sua casca, preservando a película e o gérmen, onde se encontra a maior parte dos nutrientes do alimento.
A película é constituída por fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal e aumentam o período de saciedade. Contém inúmeras Vitamina e Sais Minerais,  que são quase ausentes no Arroz refinado (Branco).  

Benefícios à Saúde
- Reduz o risco de disfunções intestinais;
- Auxilia no metabolismo da glicose nos  diabéticos;
-  Protege o sistema nervoso;
- Participa do metabolismo de contração muscular;
- Isento de glúten, pode ser consumido pelos celíacos;
- Possui aproximadamente 1,5g de fibras em 50g, frente a 0,03 g   do arroz branco convencional.

Arroz Parboilizado
Denomina-se arroz Parboilizado o arroz que sofreu um pré-cozimento.  O que isso significa? Significa que o arroz, durante o processo de parboilização, sofre um pré-cozimento, imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido,  em que os nutrientes da casca são passados integralmente para o grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais.


Arroz Branco ou Polído
O processos de refino e polimento (beneficiamento) comum no arroz branco, gera a perda de seus  nutrientes, que estão na maioria na camada externa. Pode utilizar-se de um talco especial para retirar a película nutritiva ou ainda parafina para polir. Este tipo de arroz perde quase todas as suas propriedades.  Veja a tabela abaixo



                              Parboilizado  x   Arroz Branco
Vit. B1 Tiamina       0,44                     0,07
Vit. B2 Riboflavina  0,04                     0,03
Vit. B3 Niacina        3,50                     1,60
Cálcio                    60,00                   24,00
Fósforo                200,00                   94,00
Ferro                       2,90                     0,80
Sódio                      9,00                     5,00
Potássio              150,00                   92,00

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário