segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

VITAMINAS


Existe uma gama de Vitaminas e todas importantes para o bom funcionamento do Organismo. Combatendo e prevenindo as Doenças, ou  auxiliando  no crescimento e ou  no bom funcionamento dos orgãos vitais. 

Veja para que servem e onde encontra-las.


VITAMINA  A Ácido Retinol - Beta Caroteno - Tem papel antioxidante diminuindo a ação nociva dos radicais livres. É um nutriente essencial aos seres humanos. Presentes em alimentos de origem animal (retinol) e em alimentos de origem vegetal (compostos carotenóides).   Onde encontra-la?


VITAMINA  B1 - Tiamina - A deficiência de vitamina B1 pode causar beribéri e Cãibras. Sintomas dessa doença do sistema nervoso central incluem perda de peso, distúrbios emocionais, percepção sensorial prejudicada, fraqueza e dor nos membros, períodos de batimento cardíaco irregular e edema. Em casos avançados pode ocorrer insuficiência cardíaca e morte. A deficiência crônica de vitamina B1 também causa a síndrome de Korsakoff, uma psicose irreversível caracterizada por amnésia e confabulação.   Onde encontra-la?


Vitamina B2- Riboflavina – Melhora consideravelmente a Memória, o Humor, a Inteligência, e combate o Mal de Parksom. A vitamina B2 age na obtenção de energia em exercícios de baixa intensidade e longa duração.   Onde encontra-la?


Vitamina B3 – Ácido Niacina e ou Ácido Nicotínico - Melhora consideravelmente a Memória, o Humor, a Inteligência e a. obtenção de energia em exercícios de baixa intensidade e longa duração. A Deficiência ou falta de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) causa pelagra. Os sintomas incluem agressão, dermatite, insônia, fraqueza, confusão mental e diarréia. Onde encontra-la?


Vitamina B5 – Ácido Pantotênico – Combate o Estresse. Fundamental na síntese dos hormônios adrenais, que controlam a resposta do organismo ao estresse.. Onde encontra-la?


Vitamina B6 – Piridoxína – É Anti-depressiva. Essa vitamina é muito importante para a formação de Proteínas, neurotransmissores (Dopamina e Serotonina) e prostanglandinas, conjuntamente com a absorção de Vitamina B12 e B9. Pode ocasionar anemia, depressão, dermatite, hipertensão, coração e outras desordens vasculares. Onde encontra-la?


Vitamina B7/B8 - Biotina - Essa vitamina, juntamente com o Cromo e o Vanádio, aumenta os receptores de insulina, estimulando o metabolismo glicídio. A ausência em crianças pode acarretar prejuízo no crescimento e desordens neurológicas. Onde encontra-la?


Vitamina B9 – Ácido Fólico ou Folato – Fundamental para a síntese de DNA, para o controle da divisão celular. Muito importante para o bebê.  A deficiência de vitamina B9 resulta em anemia e níveis elevados de homocisteína. A falta de vitamina B9 em mulheres grávidas pode ocasionar defeitos de nascimento no bebê. Suplementação de vitamina B9 é freqüentemente recomendada durante a gravidez.  Onde encontra-la?


Vitamina B12 – Ácido Cobalamina - É sintetizada pela flora bacteriana no intestino. A falta pode incluir rachaduras na boca, alta sensibilidade à luz solar, estomatite angular, inflamação da língua, dermatite seborréica, pseudo-sífilis, faringite, hiperemia.  Onde encontra-la?


Vitamina B15 – Ácido Pangânico - Prolonga a vida das células. Rápida recuperação da fadiga. Estimula as respostas imunológicas. Neutraliza o desejo de beber, previne ressacas e protege o fígado da cirrose hepática. Intervém como biocatalisador nos processos de transmetilação, como anti-anóxico na anoxia histiotóxica.  Onde encontra-la?


Vitamina C- Áciodo Ascórbico – Tem função antioxidante potente, a qual ge diminuindo o estresse oxidativo e os Radicais Livres.. Onde encontra-la?


Vitamina D – Calciferol - Regenera os Neurônios.É sintetizada no organismo em uma escala limitada. É de um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que as duas formas principais são a vitamina D2 e vitamina D3. A vitamina D3 é produzida pela exposição ao sol, (até as 10:00 hs e após as 16:00 hs), especificamente à radiação ultravioleta B. Deficiência de vitamina D resulta em prejuízo da mineralização óssea e ocasiona doenças nos ossos --- raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos --- e possivelmente contribui para a osteoporose. Onde encontra-la?


Vitamina E – Alfa-Tocoferol – Trata-se do maior antioxidante que existe. É o nome geral para duas classes de moléculas, tocoferóis e tocotrienóis, as quais são antioxidantes, diminuindo a ação nociva dos radicais livres. Onde encontra-la?


Vitamina F - Ácido Linoleico – Faz parte do Complexo B. Usado em tratamento de eczemas.  Onde encontra-la?


Vitamina K –Naftoquinina e fliloquinona É sintetizada pela flora bacteriana no intestino. A vitamina K tem importância desempenhando papel na regulação de três processos fisiológicos: Coagulação sanguínea, Metabolismo ósseo, Biologia vascular. Onde encontra-la?


Vitamina H - Ácido Biotina – (VH antiga forma - ver Vitamina B7 e B8 .



Vitamina P - Ácido Bioflavonóides - Junto com a Vitamina C, preserva os vasos capillares. Onde encontra-la?


Nenhum comentário:

Postar um comentário