segunda-feira, 22 de março de 2010

RADICAIS LIVRES - OXIDAÇÃO

                              


   São produzidos pelas células, durante o processo de combustão do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, o nosso organismo possui enzimas protectoras que reparam 90% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através de nosso metabolismo.




Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão:

- Poluição
- Radiação ultravioleta e Eletromagnética
- Tabagismo e alcoolismo
- Má Alimentação
- Depressão, Stress e Ansiedade
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, conservantes, hormônios presentes em carnes de gado e galináceos - quando de criação intensiva, entre outros);
- Insonia


É importante destacar que uma boa alimentação, rica em verduras, legumes e frutas, é a melhor maneira de prevenir os radicais livres.



As vitaminas C (Ácido Ascórbico) e Vitamina E (Ácido Alfa-Tocoferol),  são os maiores combatentes dos radicais livres.


Vitamina E – Alfa-Tocoferol

Propriedades

Trata-se do maior antioxidante que existe. É o nome geral para duas classes de moléculas, Tocoferóis e Tocotrienóis, as quais são Antioxidantes, diminuindo a ação nociva dos Radicais Livres. Dilata os Vasos Sanguíneos, estimula a Secreção da Urina, reduz a Pressão Arterial, protege os Pulmões contra agentes poluentes, baixa as Taxas do Colesterol,

Fontes

Os mais abundantes são os óleos vegetais como os de girassol, palma, soja e oliva, incluem nozes, semente de girassol, kiwi e germe de trigo. Grãos integrais, peixe, leite de cabra.

Também encontrado em:

Verduras de folhas (alface), espinafre, agrião, óleos vegetais (de algodão, milho, azeite de dendê), ovos, germe de trigo, óleo de semente de açafrão, banana, couve, manteiga, nozes, carnes, amendoim, óleo de coco, gergelim e linhaça.



Vitamina C- Áciodo Ascórbico

Propriedade

Esta vitamina é considerada o maior combatente dos Radicais Livres que existe, fazendo parte dos alimentos com proteínas negativas, ou seja, aqueles que auxiliam no emagrecimento. É importante também na síntese do colágeno aumentando a imunidade do organismo.

Farmacológico

Tem função antioxidante potente, a qual vai diminuindo o estresse oxidativo e os Radicais Livres do organismo. Tem potêncial preventivo contra o Cancer, bloqueando a formação de nitrosaminas. Pode reduzir a concentração de colesterol e trigliceres e tem ação na integridade da estrutura celilar.

Fontes

Os alimentos mais ricos em vitamina C são frutas e vegetais. A vitamina C também está presente em certos cortes de carne, especialmente o fígado de boi. As fontes vegetais: Lichia, acerola, frutas cítricas, kiwi, brócolis, papaia, melão, uva, espinafre, manga, batata, tomate, couve-flor, repolho, morango, abacaxi, abricó, melancia, abacate, banana, maçã e pêra,. Fruta-do-conde, limão, laranja, mamão, pimentão, salsa, Abacaxi, tangerina, couve, manteiga, cajuhortaliças de folhas verdes, Goiaba, cenoura, nabo.


Procure sempre a orientação Medica


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário