domingo, 24 de janeiro de 2010

Vitamina B6


Vitamina B6 – Piridoxina

Esta vitamina participa da conversão da proteína em energia e do glicogênio em glicose. Ela desempenha importantíssimo papel na manutenção  do metabolismo dessas proteínas. Participa também no metabolismo dos Aminoacidos, e regula a utilização adequada de gorduras.  Favorece ainda a atividade do sistema nervoso central.

Farmacológico
É Anti-depressiva. Auxilia na irritabilidade, na anemia, fraqueza, artrite, na pele e na queda de cabelos. Essa vitamina é muito importante para a formação de Proteínas, neurotransmissores (Dopamina e Serotonina) e prostanglandinas, conjuntamente com a absorção de Vitamina B12 e B9. Pode ocasionar anemia, depressão, dermatite, hipertensão, coração e outras desordens vasculares.

Fontes
É encontrada em Melado de cana, Banana, Batata doce, Germem de trigo, Castanhas, Lentilha, Levedo de cerveja, Grãos integrais, feijão, soja,  Legumes, vegetais verdes, leite, carne de boi, de porco e frango, fígado, gema de ovo, pães integrais, abacate, Peixes em geral, sementes de girassol, ervilha, lentilha,  uva,  ameixas e nozes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário