sexta-feira, 26 de março de 2010

MAU de ALZHEIMER

        
O Mau de Alzheimer (ou caduquice), é a forma mais comum de demência senil, uma doênça degenerativa do cérebro,  incurável,  que pode  ser causada por vários motivos,  como: o stress,  Depressão, Vida agitada, Insônia, Preguiça, Sedentarismo, Má alimentação, preocupações excessivas ou algum tipo de doença como: 

. Doenças endócrinas (hipotireoidismo, diabetes)
· Doenças  neurológicas
· Apnéia do sono, narcolepsia e Insônia
· Abuso de álcool e outras drogas
· Depressão e outros distúrbios psiquiátricos
· Infecções e  Tumores cerebrais.

Com o avançar da doença vão aparecendo novos sintomas como confusão mental, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem, perda de memória a longo prazo e o paciente começa a desligar-se da realidade. As suas funções motoras começam a perder-se e o paciente acaba por morrer.

Dicas de prevenção

Uma ótima dica é exercitar-se: o corpo e a  mente. Exercícios físicos para ativar a circulação sangüínea e oxigenar o cérebro. Também massagear o Corpo e o Couro cabeludo na hora do banho, durante alguns minutos, ativam a circulação. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cérebro. Não esqueçer de beber muita água.

- Pare de fumar 
- Pare de beber e se drogar
- Faça Caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos
- Se puder ande a cavalo - Cavalgue.
- Leia  jornais, revistas e até bula de remédios
- Treine Jogos de Atenção, Palavras cruzadas, Quebra-cabeças
- Escreva cartas para os parentes, passe email, comunique-se.
- Alimente-se corretamente, fazendo uso dos Carboidratos, Aminoácidos, Minerais, Proteinas e Vitaminas, tão abundantes em nossa flora e fauna..

Vitamine-se

Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação e uma vida saudável, tem Mente Sã e Corpore Sano? É a mais  pura verdade!

Alimentação resolve!

Existem alimentos, que contém Vitaminas A, B, B1, B3, B5, B6, B12, Vitamina C, D, E, Paba,  e os  Minerais  Cálcio,  Cobre, Fósforo,  Cloro, Ferro,  Maganês, Magnésio,   Sódio, Vanádio, Zinco, além do Sol que faz a sintetização da Vitamina D.

Bons Alimentos:

Animais:  Mel, Carnes magras de Boi, Fígado de Boi (excelente para a saúde),  Frango, Porco  e Aves em geral. Peixes (sardinha, atum, salmão e outros),  Frutos do Mar (Ostras, Camarões, Lula, Polvo,  Mariscos,  Siri, Lagosta, etc.....)Ovos, Carangueijos.

Vegetais leguminosos: Fibras, Acelga,  Aipo, Alecrim, Alface, Alfafa,  Gengibre, Alho, Cebola, Abobrinha, Azeitona, Açafrão (verdadeiro), Beterraba, Rabanete, Brócolis, Couve-flor, Espinafre, Tomate, Manjerona, Alecrim, Batata Doce,   Folhas verdes, Camomila, Couve, Repolho, Chá de Tiririca, Cambuí e Erva de São João.

 
Vegetais em Grãos: Aveia, Trigo, Canela em pó, Cevada, Amendoim, Milho, Levedo de cerveja, Grão de Bico, Soja, Lentilha, Semente de girassol, Germem de trigo, Nozes e Castanhas, Arroz intgegral, Linhaça, Feijões, Urucum,   Curry,  chás (verdes, pretos, e outros).


Frutas: Kiwi, Guaraná, Banana, Abacate, AçaíLichia,  Laranja, Maçã, Morango, Abacaxi, Abricó, Maracuja, Melancia, Manga, Limão, Pêra, Tangerina, Acerola, Tamarilho, Cereja,  Jaboticaba com casca,  Laranja com a polpa branca.
 
Laticínios: em geral, principalmente Iogurtes, Queijo, Leite e Manteiga, de preferência sem gorduras.


Oleaginosas - Óleo de Fígado de Bacalhau, Óleo de girassol, Milho, Soja e principalmente o Azeite de Oliva

Os mais importantes: Uva, Uva Passa, Sálvia, Alecrim, Ameixas, Amendoas, Figos, nozes, Pimenta, Gengibre, Mel, Própolis, Maça com casca, Ginko Biloba, Cipó Cravo, Vinho, mel, chás de casca de laranja, de Cardo santo, de Salsaparrilha e mais Canela, (comer 1 colher ao dia), Açafrão verdadeiro, Linhaça, Fígado de Boi, Frutos do mar, Aveia, Gengibre,  Espinafre,  Peixes,  Levedura de cerveja e a Alga Chlorela.  Frutas com alto teor de Vitamina C,  e tomar Sol, entre 06:00 e 10:00 hs e 16:00 e 19:00 hs, pois o Sol Sintetisa a Vitamina D.

Todos os Alimentos devem ser consumidos sem exageros.  Como devagar, mastigue muito bem.  Como com prazer, sinta o sabor da refeição.

Não se esqueça que o acompanhamento Médico é importantíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário