sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

AZEITES

Propriedades  e  Utilidades 


2 tipos:  Azeite de Dendê   e o  Azeite Oliva


 Azeite de Dendê
Possui as Vitaminas:   A, B,  C e  E (Ácido Tocoferol -  que atua como um poderoso antioxidante,  além de possuir  Sais Minerais:  Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio e Bromelina” - enzima atuante na digestão de Proteínas.

FarmacológicoÉ uma fonte natural de vitamina E, tocofeiros e tocotrienois que atuam como antioxidantes. É rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.


É o óleo mais apropriado para fabricação de margarina, pela sua consistência e por não rancificar, excelente como óleo de cozinha e frituras, sendo também utilizados na produção de manteiga vegetal, apropriada para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes, etc.


Azeite de Oliva
Possui as Vitaminas:   A, B,  B1 B2, (Ácido Tocoferol -  que atua como um poderoso antioxidante,  Ácidos Graxos (Gorduras boas: Omega3 e Omega6),  além de muitos  Sais Minerais:  Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio.


Farmacológico
Evidência científica limitada e não conclusiva sugere que ingerir duas colheres de chá,  de Azeite de Oliva,   diariamente, pode reduzir o risco de doença coronareana devido à gordura monoinsaturada, e redução do Hipotireoidismo, TSH e THC, Ácido ùrico, Glicemia.

- Reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo, devido a sua grande quantidade de gordura monoinsaturada,  fator importante é que essa gordura não se transforma em colesterol.

- Reduz o risco de infarto ou AVC (derrame cerebral), uma vez que o consumo regular do óleo de oliva reduz a formação de placas de Ateroma nas paredes dos vasos sanguíneos.

- Previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer, por exemplo.
 
Dica: 1 a 2 colheres de sopa ao dia podem fazer muita diferença no seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário