sexta-feira, 5 de março de 2010

Gravidez e Parto



O Aminoácido Oxitocína, é um hormônio Peptídico, que induz o trabalho de parto, e controla as contrações do músculo uterino. Durante a gravidez, o número de receptores para a Oxitocína na parede uterina aumenta.


Na hora do parto os receptores para a Oxitocína é alto o suficiente para causar contrações fortes. O Feto move-se em direção à cérvix do útero por causa da força e da frequência das contrações, fazendo o cérvix dilatar-se,  enviando impulsos ao hipotálamo e liberando mais Oxitocina e tornando ainda mais forte as contrações, empurrando o Feto através da cérvix e em seguida o bebê nasce.

A Oxitocína também atua na estimulação do fluxo de leite materno, e no processo de sucção, quanto mais forte e  mais frequentes,  maior é a produção do leite materno.

Ps - Hormônio Peptídico são formados pela união do grupo carboxila de uma aminoácido ao grupo Amina de outro Aminoácido em uma ligação covalente.  Esses Peptídios pequenos, que contêm de dois a várias dúzias de resíduos de aminoácidos, tem efeitos fisiolígicos notáveis no organismo humano.

Como obter esse Hormonio?
A Oxitocína é decomposta no intestino, portanto nada de tomar pílulas.
Esse é um hormônio da  felicidade, do prazer. A mulher produz oxitocína, (além do estado de gravidez),  se dedicando aos filhos, ao marido, as amigas, ajudando e se importando com pessoas, cuidando de si mesma, espalhando carinho por onde passar.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário