segunda-feira, 12 de abril de 2010

TESTE DA ORELINHA PARA O BEBÊ



Teste da orelhinha passa a ser obrigatório na rede Pública


A criança quando nasce é submetida ao teste do pezinho, um exame obrigatório que é capaz de detectar doenças genéticas, infecciosas e metabólicas. A partir do mês de maio, será implementado obrigatoriamente a todos os bebês a realização do teste da orelhinha que tem o objetivo de detectar o risco de surdez por meio da triagem auditiva neonatal.



O teste da orelhinha já existe, porém, não era obrigatório. Apenas quem se submetia a este teste eram crianças prematuras ou com baixo peso. Os bebês realizarão o teste na rede pública, em primeira instância em São Paulo e também por meio da cobertura pelo programa Rede de Apoio à Mãe Paulistana.



O teste ainda não foi implementado para todos os recém-nascidos por falta de uma rede de atendimento multidisciplinar que envolve fonoaudiólogos, pediatras e otorrinolaringologistas”, explica a coordenadora do Mãe Paulistana, Maria Aparecida de Carvalho.


É importante lembrar que a triagem universal é de grande valia, pois será possível detectar precocemente o problema na criança, que não será afetada drasticamente em seu desenvolvimento.


Solicite o teste para o seu Bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário