domingo, 21 de março de 2010

DEPRESSÃO - STRESS - SÍNDROME DE PÃNICO


É  uma doença muito Grave, que pode causar até a morte. A pessoa acometida de Depressão ou transtornos mentais, tem uma dezena de sintomas prejudiciais à sua vida normal, atrapalhando o seu trabalho, o seu lazer, o seu cotidiano. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é uma doença  que exige tratamento médico e muitas vezes até hospitalar. Muitas pessoas pensam que não é nada, e tentam ajudar o deprimido, incentivando-o, ou mesmo cobrado tentativas de reação, como:  Precisa distrair-se, divertir-se para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo o aconselha-o a procurar um profissional.

Sintomas
- Perda de energia ou interesse de viver ou fazer qualquer coisa.
- Humor deprimido
- Dificuldade de concentração
- Alterações do apetite e do sono (Insônia)
- Lentificação das atividades físicas e mentais
- Sentimento de pesar ou fracasso e de impotência
- Pessimismo e falta de energia
- Dificuldade de tomar decisões
- Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
- Irritabilidade ou impaciência
- Inquietação e Ansiedade
- Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
- Chorar à-toa, ou vontade de chorar. 
- Muitas vezes, dificuldade para chorar
- Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
- Dificuldade de terminar as coisas que começou
- Sentimento de pena de si mesmo
- Persistência de pensamentos negativos
- Achar que ninguém gosta de você ou se preocupa com você.
- Sentimentos de culpas injustificáveis
- Boca ressecada
- Constipação
- Perda de peso e apetite
- Perda do desejo sexual
- Vontade de ficar isolado. Muitas vezes se tranca no quarto.

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, obstipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Consequências
A Depressão causa oxidação das células, podendo aumentar a Pressão Arterial, com chance de infarto do coração, derrame cerebral e perda de visão por acometimento da retina. Também acontece a perda da vontade de fazer as coisas que gostava, de fazer esportes, trabalhar, e até de viver. Muita tristeza,  pensamentos ruins, etc... Constantemente nervoso e com medo de perder o controle e surtar, lutando todo dia com pensamentos ansiosos que não acabam nunca,  sentindo grande desconforto em lugares fechados como supermercados, cinemas, ônibus ou até mesmo na cadeira do cabeleireiro.

Alimentação resolve? 

Existem alimentos que previnem, aliviam e até curam, com substância que contenham Vitaminas B1, B3, B5, B6, B12, B15, C, D, E, H, e complexo B(Paba), Triptofano, além de Boro, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Cromo, Lítio e Vanádio, Selênio e Zinco.
(A maioria das Vitaminas, dos Minerais e Aminoácidos, precisam de outras Vitaminas, Minerais e Aminoácidos para melhor serem absorvidos e sintetisados pelo organismo). 

Bons Alimentos:
Gãos:  Amendoim, Arroz integral, Aveia, Trigo Sarraceno, Cevada, Milho, Levedo de cerveja, Feijão, Grão de Bico, Soja, Lentilha, Linhaça, Semente de girassol, Germen de trigo,  Pimenta do Reino, Cereais Integrais.

Frutas : Abacate, Açaí, Ameixa, Banana, Caqui, Goiaba, Jabotica com casca, Laranja com polpa branca, Limão, MaçãMamão, Maracujá, Melão, Noni, Pera, Tamarilho, Uva

Leguminosas: Abóbora, Açafrão verdadeiro (vale ouro, não só no preço, mas para a saúde também), Acelga, Acerola, Aipo, Alface, Alho, Aspargo, Azeitona, Beringela, Brócolis, Broto de Alfafa, Alecrim, Camomila, Canela (Uma colher de café diariamente), Cará, Cebola, Cenoura, Chicória, Chuchu, Coentro, Cogumelos, Couve, Couve Flor, Erva doce, Ervilha, Escarola, Espinafre, Folhas verdes e escuras (de rabanete, cenora, etc...),  Gengibre, Gergelim, Moranga, Rabanete, Urucum.

Olináceas: Azeite de oliva, óleo de Linhaça, Castanhas em geral, Nozes.

Animais: Carne Porco, Carne de Boi, em especial o fígado de boi, Ovos, Perú, Peixes, Frutos do Mar (Lagostas, Camarão, Mariscos, Ostras), Leite e derivados.

Não se esqueça que o acompanhamento Médico é importantíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário