sexta-feira, 16 de abril de 2010

EDITORIAL

CONSIDERAÇÕES DO AUTOR


É através do alimento que o Ser Humano retira os nutrientes necessários para a sustentação do seu organismo.  Dessa combinação dependerá um Corpo Saudável ou Doente.  Uma velhice Saudável ou Doente. 


Com o aumento do número de Alimentos Industrializados, do aumento de agrotóxicos nas lavouras e de hormônios na criação de gado, associados à Vida Moderna agitada, à falta de tempo, ao Stress,  teem-se favorecidos na alteração do "Padrão Alimentar", que nem sempre corresponde ao ideal, e com certeza refletindo na sua qualidade de vida


Veja a diferença do tipo de Alimento entre os tempos:

Século passado                          Modernidade  
Alimentos integrais                    Alimentos refinados
Ricos em fibras                          Pobres em fibras
Ricos em nutrientes                    Pobres em nutrientes
Consumidos crus                       Consumidos cozidos
Pouca gordura saturada              Muita gordura saturada
Pouco sal e açúcar                     Muito sal e açúcar
Pouco fermento                          Muito fermento
Pouco antibiótico                       Muito amtibiótico
Pouco agrotóxico                       Muito agrotóxico
Poucos aditivos químicos           Muitos aditivos químicos


Com isso, é cada vez maior o número de pessoas doentes, acima do peso, ou com problemas realacionados à Alimentação desequilibrada, devido a inadequada ingestão de nutrientes. 


Essa diferença de alimentação pode ser percebida com o aumento de doenças, como o Câncer; Osteoporose; Hipertensão, doenças cardiovasculares, Diabetes,  Alzheimer, Parkinson, além de dores musculares, fraqueza, cansaço, redução da massa muscular, redução da capacidade auditiva, gustativa, baixa imunidade, obesidade, etc....

Tudo isso se reflete no corpo humano, quer seja na pele, nos cabelos, nos órgãos, no envelhecimento precoce,  nas Rugas, Estrias, Varizes, Celulite, Bulimia, Etc......

O Combate ao envelhecimento é a grande preocupação de quem procura procedimentos no campo da estética, e, antes que seja tarde, e tenha que gastar com plásticas e cremes, que nem sempre melhoram seu estado, pelo menos o interno e o psicológico, então, previna-se com boa e saudável alimentação.

Lembre-se: Nem sempre os produtos veiculados em propagandas são os melhores; nem sempre os cremes são bons! Existe muita propaganda enganosa!  Por isso eu digo que: a alimentação deve ser associada ao "Protocolo" de tratamento e prevenção. A ingestão de alimentos Antioxidantes (Vitaminas A, C, D, E e K), Vitgaminas do Complexo B, Proteicos (Aminoácidos essenciais), Lipídicos (gorduras Poliinsaturadas e Monoinsaturadas), Fibrosos (Solúvel e insolúvel), deve ser valorizada e não deve faltar na sua dieta diária.

Na menopausa e na Andropausa, há redução de níveis de hormônios, e a alimentação correta previne os males e o mau estar causado, fazendo a reposição desses hormônios em doses necessárias.

Lembre-se: A Auto imagem está relacionada com sua Auto estima, que por sua vez tem tudo a ver com a Qualidade de Vida. Você é o que ingere e Será no futuro tudo o que ingeriu durante a sua vida:

- Bons alimentos e qualidade de vida – velhice saudável

- Maus alimentos, Drogas, fumo, Alcoolismo e desnutrição -  velhice instável e incerta.

É VOCE QUEM ESCOLHE!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

TESTE DA ORELINHA PARA O BEBÊ



Teste da orelhinha passa a ser obrigatório na rede Pública


A criança quando nasce é submetida ao teste do pezinho, um exame obrigatório que é capaz de detectar doenças genéticas, infecciosas e metabólicas. A partir do mês de maio, será implementado obrigatoriamente a todos os bebês a realização do teste da orelhinha que tem o objetivo de detectar o risco de surdez por meio da triagem auditiva neonatal.



O teste da orelhinha já existe, porém, não era obrigatório. Apenas quem se submetia a este teste eram crianças prematuras ou com baixo peso. Os bebês realizarão o teste na rede pública, em primeira instância em São Paulo e também por meio da cobertura pelo programa Rede de Apoio à Mãe Paulistana.



O teste ainda não foi implementado para todos os recém-nascidos por falta de uma rede de atendimento multidisciplinar que envolve fonoaudiólogos, pediatras e otorrinolaringologistas”, explica a coordenadora do Mãe Paulistana, Maria Aparecida de Carvalho.


É importante lembrar que a triagem universal é de grande valia, pois será possível detectar precocemente o problema na criança, que não será afetada drasticamente em seu desenvolvimento.


Solicite o teste para o seu Bebê.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

ALOE VERA - BABOSA

       
Propriedades  e  Utilidades  


Possui as Vitaminas:   A, B, B1, B5, B6, B12,  Vitamina C (Ácido Ascóbico) e  Vitamina E (Ácido Alfa-Tocoferol), Omega-3,  Sais Minerais:  Fósforo, Cálcio, Potássio, Ferro, Sódio, Magnésio, Zinco, Cobre, Manganês, Fibras, Triptofano, Titânio, Cromo, Molibdênio, Iodo, Nìquel,  Boro,  e os Aminoácidos: Lisina, Isoleucina, Fenilanina, Valina, Leucina, Metionina, Taurina, Aspártico, Glutâmico, Alana, Prolina, Histidina, Serina, Glicina, Arginina,  Torosina e  Proteínas.

Farmacológico

Essa planta tem a capacidade de regenerar tecidos danificados, o que faz com bastante eficiência. A babosa contém Glicosídeos antraquinônicos.  Há muitas evidências para apoiar o uso da babosa no tratamento de problemas da saúde bucal e estomacalComo tônico, usado internamente, é purgativo, trata icterícias e pode curar Cancer. Como sumo fresco, aplicado à pele,  pode cicatrizar feridas, tratar queimaduras, contusões e irritações da pele. Nos cabelos, pode ser usado como shampoo e para  tratamentos dos fios de cabelosAinda é  adstringente, Anestésica, Anti-hemorrágica,  Anti-séptica, Anti-inflamatória, Anti-prurido, Bactericida, Cicatrizante, Colérica, Dilatador capilar, Hidratante, Fungicida, Bom para tratamento da Acne, Aids, Anemia, Dores de cabeça, Pele, Cabelo, Queimaduras, Rins, Tuberculose, Ceborreia, Ulceras, Cancer

quinta-feira, 8 de abril de 2010

BRONQUITE E ASMAS


O que são?

Bronquite - é a inflamação dos brônquios. Existem 2 tipos de bronquite: A Aguda, que é causada por vírus e bactérias, e pode durar diversos dias ou semanas.  A Crônica, não necessariamente causada por uma infecção, e geralmente faz parte de uma síndrome chamada Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).  A bronquite aguda e  ou cronica são caracterizadas por tosses e expectoração  e sintomas relacionados à obstrução das vias aéreas pela inflamação.

Asmas - é uma doença inflamatória crônica das vias áreas que resulta na redução ou até mesmo na obstrução no fluxo de ar. Sua patologia está relacionada a interação entre fatores genéticos e ambientais.  As crises são caracterizadas por vários sintomas como a dispnéia e a tosse. 


Vitamine-se por dentro e por fora

Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem uma mente Sã e um corpo São?  Ela é a mais pura verdade!


Minimize seus vícios

                - Pare de fumar
- Pare de beber e de ingerir drogas
- Deixe a preguiça de lado
- deixe de ser sedentário


Dicas para melhorar


- Pratique esportes aeróbicos e respiratórios (natação, Dança, corrida, Hidroginástica, esportes de salão)
- Faça exercícios Pulmonar
- Vacine-se anualmente contra a gripe
- Se estritamente necessário, tome antibiótico.


Alimentação resolve!

Existem alimentos, que contém Vitaminas A, B, B2, B3, B6, B12, Vitamina C, D, E, F, H,  Paba, Inositol,  e os  Minerais Bóro, Cálcio,  Cobre, Fósforo,  Cloro, Ferro,  Maganês, Potássio,  Silício, Sódio, Zinco, além do Sol que faz a sintetização da Vitamina D.

Bons Alimentos:

Animais:  Mel, Carnes magras de Boi, Fígado de Boi (excelente para a saúde),  Frango, Porco  e Aves em geral. Peixes (sardinha, atum, salmão e outros),  Frutos do Mar (Ostras, Camarões, Lula, Polvo,  Mariscos,  Siri, Lagosta, etc.....)Ovos, Carangueijos.

Vegetais leguminosos: Fibras, Acelga,  Aipo, Alecrim, Alface, Alfafa,  Gengibre, Alho, Cebola, Abobrinha, Azeitona, Açafrão (verdadeiro), Beterraba, Rabanete, Brócolis, Couve-flor, Espinafre, Tomate, Manjerona, Alecrim, Batata Doce,   Folhas verdes, Camomila, Couve, Repolho, Chá de Tiririca, Cambuí e Erva de São João.

 
Vegetais em Grãos: Aveia, Trigo, Canela em pó, Cevada, Amendoim, Milho, Levedo de cerveja, Grão de Bico, Soja, Lentilha, Semente de girassol, Germem de trigo, Nozes e Castanhas, Arroz intgegral, Linhaça, Feijões, Urucum,   Curry,  chás (verdes, pretos, e outros).

Frutas: Kiwi, Guaraná, Banana, Abacate, AçaíLichia,  Laranja, Maçã, Morango, Abacaxi, Abricó, Maracuja, Melancia, Manga, Limão, Pêra, Tangerina, Acerola, Tamarilho, Cereja,  Jaboticaba com casca,  Laranja com a polpa branca, Uva,  todas em geral.......) , 

Laticínios: em geral, principalmente Iogurtes, Queijo, Leite e Manteiga, de preferência sem gorduras.


Oleaginosas - Óleo de Fígado de Bacalhau, Óleo de girassol, Milho, Soja e principalmente o Azeite de Oliva

Os mais importantes: Alcaçus, Maçã, Alho cru, Batata, folhas de Eucalíptos em chás, semente de Girasol, Sálvia, Alecrim, polpa de Babosa, Anis, Confrei, Gervão, Ginkgo Biloba, Guaco, Orégano, Pimenta caiena, Canela, (comer 1 colher ao dia), Açafrão verdadeiro, Linhaça, Fígado de Boi, Frutos do mar, Aveia, Gengibre,  Espinafre,  Peixes,  Levedura de cerveja e a Alga Chlorela.  Frutas com alto teor de Vitamina C,  e tomar Sol, entre 06:00 e 10:00 hs e 16:00 e 19:00 hs, pois o Sol Sintetisa a Vitamina D.

Todos os Alimentos devem ser consumidos sem exageros.  Como devagar, mastigue muito bem.  Como com prazer, sinta o sabor da refeição.

Não se esqueça que o acompanhamento Médico é importantíssimo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ANIS - ERVA DOCE - FUNCHO

Propriedades

Anis - Erva Doce ou Funcho - Possuem as Vitaminas A, B, B1, B2, B3 e C (Ácido Ascóbico) e os Sais Minerais: fósforo, cálcio, potássio ferro, sódio.

Farmacologico

Utilizada em Chás, em doces,  em pães,  bolos, em temperos: É boa para o funcionamento dos intestinos e é Anti-envelhecimento. O funcho é proveitoso para tratamento do Catarro Bronquial, Asma, Tosse, Rinite, Flatulência Intestinal, Astenia Gastrintestinal e Prisão de Ventre crônica